DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - UNIFESP DIADEMA

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 76

2017

1.   2017-Atual. A circulacao de ideias sobre o ensino de matematica e sua institucuionalizacao na formacao de professores (1880-1960) - o papel dos experts
Descrição: Este plano de estudos se vincula ao Projeto de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB 807-14 - O ensino de matemática na escola primária nos séculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e França, coordenado pelos professores doutores Reanud d?Enfert, da Université de Paris 11, e Wagner Rodrigues Valente, da Universidade Federal de São Paulo, contando com a cooperação do Prof. Dr. Marc Moyon da Universidade de Limoges, França. Situado no biênio 2016-2017, este plano de estudo é parte da segunda etapa do projeto internacional que se volta a analisar circulações internacionais de um país a outro (ou mesmo, de um estado a outro, para o caso brasileiro), no caso Brasil/França, especificamente no âmbito da circulação de ideias sobre o ensino de matemática e sua institucionalização na formação de professores (1890-1970) - o papel experts na sistematização de saberes presentes nessa formação. Nesse exercício buscar-se-á apreender as formações propostas pelos inspetores primários (experts) aos professores em exercício, caso da França, por meio de conferências científicas. Tem-se como questões disparadoras de pesquisa: ?Qual o papel do experts na sistematização de saberes presentes na formação de professores?? e ?Como se dá circulação de ideias sobre o ensino de matemática e sua institucionalização na formação de professores a partir da influência dos experts??. Interrogar-se sobre a institucionalização de saberes presentes na formação de professores e sobre o que levam alguns saberes a se tornarem objetivados, outros não, poderá apontar para processos de transformação os quais se sujeitam o presente. A natureza da pesquisa que se propõe realizar neste estágio pós doutoral é histórico-comparativa cujos referenciais teórico e metodológicos orientadores seguirão os pressupostos da História Cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosilda dos Santos Morais - Coordenador / Wagner Rodrigues Valente - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
Membro: Rosilda dos Santos Morais.
2.   2017-Atual. Fundamentos da Didatica Francesa e Fenomenologia: Aproximacoes e afastamentos entre as propostas de Chevallard e Husserl e seus desdobramentos
Descrição: Projeto de pós-doutoramento junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática supervisionado por Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud. O projeto busca compreender possíveis aproximações e afastamentos entre as duas vertentes da Educação Matemática: didática francesa e fenomenologia buscando argumentações teóricas científicas e filosóficas que poderão surgir de estudos e análises das teorias de Chevallard e de Husserl, considerando que elas estão em movimento, tanto do ponto de vista de avanços teóricos através do trabalho de seus seguidores, como dos problemas educacionais, aos quais elas vão dando resposta por meio desses avanços, delineando os desdobramentos das duas vertentes. Neste contexto surgem perguntas: Haverá possibilidade de convergências dos fundamentos e nas trajetórias marcadas pelos fundamentos postos por esses autores? Desta forma, quando falamos em convergências entre as duas vertentes estamos nos referindo há possibilidade de não haver contradições que excluam possibilidades de arranjos entre as fundamentações, entre os métodos gerados a partir delas e entre os produtos de pesquisa por elas gerados. Havendo contradições: Estas são totalmente excludentes? É possível extrair das contradições elementos que alavanquem as pesquisas sustentadas pelas vertentes?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Verilda Speridião Kluth - Coordenador.
Membro: Verilda Speridiao Kluth.
3.   2017-Atual. GEPLES
Descrição: A relevância do Grupo de Estudos e Pesquisas da Libras e Educação de Surdos (GEPLES) reside no fato de reunir pesquisadores que estejam voltados para o desenvolvimento epistemológico das questões ligadas à surdez. Ao articular ensino, pesquisa e extensão este Grupo contribui para a efetivação de uma Universidade socialmente atuante. A proposição é de que o Grupo tenha um caráter interdisciplinar, proporcionando aos integrantes das linhas de pesquisas a capacidade de gerar conhecimentos de fronteira, com destaque para temas relevantes e relacionados com políticas públicas e práticas educacionais voltadas à comunidade Surda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvana Zajac - Coordenador / Rubem da Silva Soares - Integrante / André dos Santos Silva - Integrante / Guilherme Fernandes Mogadouro de Souza - Integrante / Lucimar Gonçalves Perobelli - Integrante.
Membro: Silvana Zajac.
4.   2017-Atual. Os problemas de aritmetica no ensino primario, 1890-1940
Descrição: O projeto é guiado pela seguinte questão de pesquisa: Como os problemas participam nas propostas para o ensino de aritmética no ensino primário no período de 1890 a 1940? A opção pelo recorte temporal teve sua motivação por ser este o período em que tem início a organização dos grupos escolares e no qual ocorre uma intensificação da produção didática, dos impressos escolares destinados ao ensino primário. Respondendo a questão apresentada espera-se contribuir com a compreensão das propostas atuais para a utilização da resolução de problemas uma vez que, para o período em estudo, há fortes indícios de que foram consolidados aspectos da utilização de problemas na cultura escolar que estão presentes até hoje. A pesquisa é desenvolvida a partir do ferramental teórico e metodológico da História Cultural, fazendo uso de conceitos como os de representação e de apropriação (CHARTIER, 2002) e de cultura escolar (JULIA, 2001). Também busca-se a compreensão do momento educacional brasileiro no período a ser pesquisado por meio de pesquisas da área de História da Educação. A documentação utilizada é composta por um conjunto de referências vindas da legislação, dos programas oficiais de ensino, dos manuais e das revistas pedagógicas . E, ainda, documentos como: cadernos de estudantes, diários de professores, entre outros que possam ser localizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciane de Fatima Bertini - Coordenador / Andreia Fernandes de Souza - Integrante / Ivones Lemos da Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Luciane de Fatima Bertini.

2016

1.   2016-2017. ?HISTORIA E NATUREZA DAS CIENCIAS NO ENSINO DE CIENCIAS: avaliando elementos relevantes para a formacao de professores?
Descrição: Projeto de pós-doutoramento, junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Elice de Brzezinsky Prestes, na modalidade C no projeto PNPD da CAPES. "Considerando recomendações oficiais em Educação e pesquisas que vêm destacando o papel central da aprendizagem de aspectos da natureza das ciências (NDC), como fundamental para formar cidadãos para compreenderem problemas científicos e tecnológicos da sociedade contemporânea, este projeto volta-se para a necessidade de formar os professores das ciências para lidarem com saberes que perpassam os conteúdos científicos, a história e a epistemologia das ciências. Reconhecendo os obstáculos que o professor das ciências da natureza enfrenta em sua prática profissional, e os desafios enfrentados por seus formadores em sua complexa missão, esta pesquisa busca Identificar elementos que possam ser implementados na formação de professores, visando contribuir para a realização de abordagens históricas das ciências na Escola Básica, para favorecer, principalmente, o aprendizado de aspectos da natureza das ciências. A pesquisa tem como objeto de análise o curso ?Ensino de história e natureza da ciência? (ECB5801-1/1), oferecido pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, em 2015. Uma observação preliminar que vem ocorrendo tem trazido questões instigantes, tanto com relação ao conteúdo escolhido e a forma de abordá-lo, quanto à reação dos estudantes às metodologias adotadas. Algumas das questões norteadoras buscam indagar: quais os pressupostos formativos presentes no material do curso, visando o aprendizado sobre a NDC? Como as ações e atividades realizadas em aulas favoreceram reflexões e discussões sobre a NDC? Quais os pressupostos formativos explicitados pelos proponentes do curso? Em que medida, e de que modo, os elementos de natureza das ciências presentes na proposta do curso e nas aulas manifestaram-se no trabalho dos alunos? Que elementos formativos contribuíram para a construção de estudos de casos históricos investigativos, e em que medida eles são investigativos? Quais os elementos formativos presentes em tais pressupostos e nas atividades do curso poderiam ser adequados a formação inicial de professores, no contexto brasileiro? As análise dos dados serão fundamentadas pela metodologia qualitativa de pesquisas, compondo um estudo de caso (Ericson, 1998). Dados descritivos foram coletados no ambiente natural da sala de aula. Entrevistas semi-estruturadas com o professor do curso e questionários para os estudantes, também compõem dados para triangulação. Ao longo da pesquisa, serão avaliadas a pertinência e necessidade de prospectar apoio metodológico específico para questões que emergirem na análise do processo e do produto. Espera-se contribuir para os formadores de professores, oferecendo subsídios para suas ações no tripé docência-pesquisa-extensão, nos cursos de licenciatura ou em cursos de formação continuada para professores da rede publica, por exemplo, em projetos de extensão.?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Maria Elice Brzezinski Prestes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
2.   2016-Atual. A posicao cientifico-academica da Educacao Matematica no Brasil - representacoes, instituicoes e politicas
Descrição: Descrição: Este projeto fundamenta-se na ideia de elaborar compreensões sobre como a Educação Matemática se constitui como saber no espaço científico-acadêmico brasileiro. Dada sua amplitude e complexidade, pretende-se desenvolver tal proposta junto a duas grandes ações: 1. Constituir um arsenal de fontes que subsidiariam pesquisas que centram seu interesse nos processos históricos da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil; 2. Elaborar compreensões de como se dá a emergência do educador matemático (a posição subjetiva institucionalizada e autorizada a produzir, a divulgar e a legitimar esse saber) no espaço científico-acadêmico brasileiro. Essa problemática, por implicar-se em uma produção do saber vinculada à dinâmica das relações de poder, terá um suporte teórico-metodológico de orientação foucaultiana. Espera-se com este projeto uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática brasileira pelas histórias da produção científico-acadêmica em Educação Matemática. Uma abertura que diz não só de novas possibilidades de investigação, mas de um cuidado da própria comunidade com seus modos de constituição e de consolidação no cenário acadêmico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosilda dos Santos Morais - Integrante / Filipe Santos Fernandes - Coordenador / Antônio Vicente Marafioti Garnica - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
Membro: Rosilda dos Santos Morais.
3.   2016-Atual. Articul@coes - Pesquisa e Praticas na Educacao Basica e Ensino Superior
Descrição: O projeto opera em 4 vertentes: articul@ escolas, articul@ eventos, articul@ formação e articul@ eventos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eliane de Souza Cruz - Coordenador / Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa - Integrante / Joaquim Bernardino Lopes - Integrante / Luciana Aparecida Farias - Integrante / Giovano Candiani - Integrante / Tiago Nunes Castilho - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Eliane de Souza Cruz.
4.   2016-Atual. Ciencias Ambientais e Ensino: construindo interfaces
Descrição: Este busca projeto busca aproximações entre as Ciências Ambientais ( Agronomia, Geologia, Hidrologia, Meteorologia, Ecologia, Limnologia, Pedologia entre outras) com o ensino no seus diferentes níveis (educação fundamental ao ensino superior). Nesse contexto, buscar-se-á o desenvolvimento de atividades experimentais, estudos de casos, sequências didáticas, além da análise de materiais didáticos e das concepções de licenciandos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hélio Elael Bonini Viana - Coordenador. Número de orientações: 2
Membro: Helio Elael Bonini Viana.
5.   2016-Atual. Iniciacao profissional de professores egressos de um curso de licenciatura
Descrição: Busca investigar os processos de iniciação profissional de estudante de egressos de um curso de licenciatura e como essas experiencias se configuram para o jovem professor. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Itale Luciane Cericato - Coordenador.
Membro: Itale Luciane Cericato.
6.   2016-Atual. O ensino de matematica dos primeiros anos escolares nos documentos das Conferencias Nacionais de Educacao (1927-1954)
Descrição: O referido projeto de pesquisa está em desenvolvimento por esta pesquisadora no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, o GHEMAT, São Paulo, e tem como objetivo geral organizar em um inventário documentos ? anais, folhetos, anúncios, dentre outros ? produzidos em um dos eventos mais significativos da Educação no Brasil, as Conferências Nacionais (1927-1954) , considerada uma vertente fértil de pesquisa. A organização em inventários de documentos produzidos em eventos, sobretudo na modalidade digital, se apresenta como necessária, pois esses espaços constituem-se como lócus para a pesquisa em História da Educação e História da Educação Matemática. Neste projeto de pesquisa estão sendo investigados os saberes elementares matemáticos que circularam nas conferências, bem como, estão sendo analisados os modos constituintes desses saberes, isto é, como tais saberes vão se constituindo a partir do sujeito que fala, a saber, dos "experts" (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosilda dos Santos Morais - Coordenador / Raquel Guimarães de Medeiros - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Rosilda dos Santos Morais.
7.   2016-Atual. Producao Imagetica para o Ensino de Ciencias
Descrição: Desenvolvimento, aplicação e avaliação de produtos imagéticos (fotografias, ilustrações, animações e vídeos) para o Ensino de Ciências e a formação de Professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: André Amaral Goncalves Bianco - Coordenador / Bárbara de Freitas Beserra - Integrante / Isadora Pizzi - Integrante / Paloma Cristhina Secco da Silva - Integrante / Priscila Gibelli - Integrante / Adrienne Fragoso - Integrante / Carine Colucci de Lima - Integrante / Giovanna Viana Cruz - Integrante / Mariana Silva Fernandes - Integrante / Vitória Souza - Integrante / Maria Carolina Manzano - Integrante.
Membro: Andre Amaral Goncalves Bianco.
8.   2016-Atual. Projeto Integrado de Monitoria: Unidades Curriculares Basicas para Formacao de Professores de Ciencias e Matematica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Wagner Marcelo Pommer - Integrante / Camilo de Lellis Santos - Coordenador.
Membro: Wagner Marcelo Pommer.
9.   2016-Atual. Projeto Zero - O Programa - Educacao e Formacao de Professores em Ciencias e Matematica
Descrição: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4142119411149444. Nascido de uma parceria entre docentes da Licenciatura Plena em Ciências do campus Diadema da Unifesp e docentes do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-Ação sobre Comunidade Saudável do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB) da Unicamp, o PROJETO ZERO cresceu e transformou-se num PROGRAMA de ensino, pesquisa e extensão centrado no desafio de disponibilizar a construção de LETRAMENTOS CIENTÍFICOS MÚLTIPLOS, com ciência e tecnologia de ponta, às camadas mais vulneráveis da população, visando o seu empoderamento pelo conhecimento. Pesquisas com abordagens CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ou HFC (História e Filosofia da Ciência), de cunho sócio-histórico, que considerem a práxis como ferramenta destacada para pesquisa, que busquem a superação da dicotomia entre educação e ciência, que pensem a formação inicial e continuada como um continuo e que reflitam sobre as interfaces multi-inter-trans-disciplinares da práxis pedagógica, do ensino, da formação de professores e das políticas públicas em educação, vêm ao encontro das propostas deste Programa... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Patricia Rosana Linardi - Integrante / Flaminio de Oliveira Rangel - Coordenador / Leonardo André Testoni - Integrante / Maria Nizete de Azevedo - Integrante / Reginaldo Alberto Meloni - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Maíra Batistoni e Silva - Integrante.
Membro: Patricia Rosana Linardi.
10.   2016-Atual. Universal CNPq 01/2016 - Desempenho escolar e vulnerabilidade social: fatores intervenienetes na formulacao de politicas publicas educacionais
Descrição: esta pesquisa busca apresentar uma perspectiva de estratificação das desigualdades educacionais na Região Metropolitana de São Paulo ? RMSP, utilizando dois recursos conceituais e suas respectivas metodologias: o primeiro, o conceito de educação como direito humano, o que exige uma abordagem que reconheça a educação como direito integral, interdependente e indivisível e que assegura a todos, como fundamenta a constituição federal brasileira, o direito a educação como expressão do desenvolvimento humano, da formação para a cidadania e a qualificação para o trabalho; inserindo a educação como direito social e parte da seguridade social. Esse recurso conceitual, da educação como direito humano, se apresentará nesse trabalho tendo como referência a iniciativa da construção do Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos, conduzido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Federativa do Brasil, entre os anos de 2011 e 2013 (STOCO, 2013), e na qual o autor participou na condição de consultor, se responsabilizando pela proposição dos indicadores educacionais. O segundo recurso conceitual a ser utilizado no desenvolvimento deste trabalho é o de vulnerabilidade social. Tendo como referência a proposta metodológica de vulnerabilidade como fenômeno multidimensional e do modelo de Ativos, Vulnerabilidade e Estrutura de Oportunidades ? AVEO, ambos utilizados na participação em pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Estudos de População ? NEPO / UNICAMP (STOCO, 2014), onde se pretende estratificar a vulnerabilidade social na RMSP a partir de dados secundários (Censo demográfico, PNAD, Censo Escolar...), focando suas interações com as desigualdades educacionais (Saresp, IDESP..). Ao final espera-se constituir com essa perspectiva um conjunto de desafios que as políticas públicas educacionais enfrentam na superação das persistentes desigualdades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sergio Stoco - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Sergio Stoco.

2015

1.   2015-2016. 9.000 cm3 de Ciencias
Descrição: O projeto se constitui em intervenções com alunos do Ensino Fundamental II, nas quais eles desenvolvem saídas a campo para coletarem amostras biológicas, químicas e geológicas, bem como registrarem dados geográficos e audiovisuais, sobre o meio ambiente do entorno de suas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: André Amaral Goncalves Bianco - Coordenador / Cibele Bragagnolo - Integrante / Franciele Dutra das Neves - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Andre Amaral Goncalves Bianco.
2.   2015-Atual. BRIIINCA: Banca Recreativa de Interacoes e Investigacoes Infantis em Natureza, Cultura e Artes - Intervencoes Nao-Formais de Comunicacao Cientifica para o Publico Escolar
Descrição: Esse projeto pretende dar continuidade e ampliar o caráter do projeto anterior, ?Banca da Fantasia: Interfaces entre Estudos Culturais e Educação em Ciências na Divulgação Científica?, do Edital Universal 2013, cujo encerramento estamos antecipando. Durante a vigência do ?Banca da Fantasia? conseguimos desenvolver materiais, exibições e atividades interativas de Divulgação Científica (DC) articulando ciência, arte e sociedade e aplicá-las no contexto da educação não-formal no território escolar, sobretudo no município de Guarulhos-SP. Além dos recursos clássicos de educação em ciências, que incluem atividades e materiais experimentais e demonstrativos, a abordagem emprega manifestações da fantasia presente em recursos midiáticos e artísticos da cultura infantil e juvenil, articulando suas possíveis interações e interlocuções com a educação científica. Temos como público-alvo preferencial estudantes de educação infantil (3 a 5 anos) e ensino fundamental (6 a 14 anos), seus professores e suas famílias, no contexto da escola e em outros equipamentos públicos. A pesquisa tem como objetivos: (1) O desenvolvimento de estratégias de interação entre universidade e poder público local por meio de intervenções não-formais de divulgação científica, realizadas por meio de projetos, gincanas, feiras de ciências, oficinas, clubes de ciência, etc., voltadas ao público escolar (2) A formulação de modelo para implantação de políticas públicas formativas de DC em nível municipal, em cooperação com Instituições de Ensino Superior. As ações serão realizadas por meio de cinco modalidades de atividades: (a) intervenções não-formais de DC em espaços escolares, dirigidas a estudantes da educação infantil e ensino fundamental (exibições, feiras, gincanas, atividades, clubes de ciência, etc.); (b) apresentações e oficinas para o público escolar em espaços locais (universidade, centro culturais, escolas, etc); (c) workshops e cursos de curta duração, nesses mesmos espaços, dirigidos a educadores de educação infantil e ensino fundamental e alunos de graduação de áreas pertinentes; (d) exibições e workshops dirigidos às famílias das crianças, nos espaços escolares; (e) produção e implantação de ludotecas com kits de atividades lúdicas para empréstimo a professores e comunidade escolar. Dados serão coletados durante as atividades a partir de manifestações orais, escritas e não-verbais dos participantes, observados os requisitos éticos de pesquisa com menores. As análises dos dados textuais serão realizadas empregando-se elementos da semiótica greimaisiana e da análise discursiva. Pretende-se com isso obter suporte empírico para avaliar proposições que temos formulado sobre as intervenções não-formais nos territórios da escolarização regular, bem como sobre o papel das mídias na educação em ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rui Manoel de Bastos Vieira - Integrante / Emerson Izidoro dos Santos - Integrante / Luís Paulo de Carvalho Piassi - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Rui Manoel de Bastos Vieira.
3.   2015-Atual. Chernobyl no Ensino Fundamental II
Descrição: Exploração dos 30 anos de Chernobyl em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II: questões didáticas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador / Cristiano Malheiro - Integrante / Caroline de Souza Silva - Integrante / Stephanie Siqueira Vasconcelos - Integrante / Tatiana Marcondes - Integrante / Flavia Falotico - Integrante.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
4.   2015-Atual. Grupo de Estudos e Praticas de Ensino de Matematica - GEPrEM
Descrição: O GEPReM tem como público alvo professores da educação básica da região de Diadema/SP e estudantes de Licenciatura em Matemática da UNIFESP/Diadema/São Paulo. Nos posicionamentos na área da Didática da Matemática, especificamente em autores como Brousseau, Artigue e Duval, num recorte voltado para pesquisas envolvendo os seguintes temas: Teoria dos Números, Álgebra e Geometria.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Wagner Marcelo Pommer - Coordenador.
Membro: Wagner Marcelo Pommer.
5.   2015-Atual. Museu Escolar do Colegio Marista Arquidiocesano de Sao Paulo (fase 1): planejamento e organizacao do inventario dos instrumentos cientificos
Descrição: O projeto busca fazer o inventário da coleção de objetos científicos (instrumentos científicos, aparelhos, máquinas e outros objetos) usado pelo Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo entre os anos 1858, data de sua fundação, e os anos 1980. Trata-se de uma coleção que é ao mesmo tempo patrimônio científico e escolar que contabiliza, de forma ainda imprecisa, mais de 800 peças para o ensino das disciplinas de Física e Química e centenas de objetos para o ensino de História Natural (Botânica, Zoologia, Mineralogia), entre outros. O trabalho de inventariação das peças do acervo científico do colégio justifica-se por dois motivos. Primeiro porque trata-se de um acervo raro, desconhecido, conservado, aberto ao público, mas que ainda não possui uma contabilização precisa e individual de suas peças o que dificulta os trabalhos dos pesquisadores interessados nas investigações voltadas às práticas escolares do passado, já que os aspectos intrínsecos e extrínsecos da peça continuam como mera sugestão, em vez de informação confiável para a formulação de novas hipóteses sobre o ensino, a docência, a aprendizagem, a relação entre o ensino e as ciências etc. O conhecimento aprofundado deste acervo possibilita, neste caso, alargar o significado de fonte para a história da educação, tanto no aspecto teórico, pensando em novas perspectivas para a formulação de perguntas que tenham o objeto como tema; quanto metodológico, levando em conta o aprofundamento dos conhecimento sobre como questioná-los. Depois, porque, por meio de pesquisas já concluídas, verificou-se que tal acervo desponta um dos mais importantes patrimônios tecno-científico-educativo do país por conta da quantidade e qualidade de suas peças e que, portanto, o trabalho de inventariá-lo, exigência primordial de coleções museais, é condição indispensável para a ampliar o diálogo entre a escola e sua memória; intensificar a relação entre a sociedade e o seu sentimento de pertencimento com o passado; qualificar a ideia de patrimônio cultural, que neste caso é científico e escolar ao mesmo tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Reginaldo Alberto Meloni - Integrante / Marcus Granato - Integrante / Katya Mitsuko Zuquim Braghini - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Reginaldo Alberto Meloni.
6.   2015-Atual. O pensar que se inaugura ao se estar na presenca de software educativo-matematico
Descrição: O projeto pretende investigar a produção do conhecimento matemático no que se refere ao pensar matemático que se inaugura ao se estar na presença de software construídos com o intuito de permitir o manuseio e a expressão de um objeto matemático ou de objetos matemáticos. Quando colocamos o foco de nossa pesquisa no pensar matemático, nos referimos a algo que é produzido por sujeitos ao estar em contato com os mundos natural e cultural; e com seus semelhantes em um movimento que abrange o passado humano, preservando características do corpo de conhecimento matemático historicamente instituído. Esse projeto faz parte de um projeto interinstitucional de pesquisa intitulado A compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias sediado na UNESP - Rio Claro - junto ao grupo de pesquisa FEM. Endereço eletrônico: fem.sepq.org.br. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Verilda Speridião Kluth - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Verilda Speridiao Kluth.
7.   2015-Atual. O Uso de Categorias do Cotidiano para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matematica
Descrição: O principal objetivo desse projeto é investigar o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em espaços formativos nos quais são problematizadas atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os espaços formativos nos quais desenvolveremos nossa pesquisa se constituirão como grupos de trabalho. Nestes, professores que ensinam matemática na Educação Básica, alunos da Licenciatura em Matemática e da Pedagogia, alunos de Pós-Graduação em Educação Matemática e Professores Universitários que atuam em Licenciaturas em Matemática, participarão dos encontros para conversar, discutir, aprender, problematizar atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os grupos de trabalho se caracterizam como espaços formativos nos quais profissionais (citados anteriormente) se encontram com objetivo de compartilhar entraves, potencialidades e realizações de suas práticas profissionais uns com os outros. Os grupos de trabalho serão oferecidos em duas edições ao longo do projeto (2015 e 2016), conforme descrito nas etapas, em cinco cidades do Brasil: Campo Grande (MS), São João del-Rei (MG), Diadema (SP), Sinop (MT) e Bagé (RS). A produção de dados para a realização de nossas pesquisas se dará por meio de gravações de áudio, filmagens de encontros, relatos dos encontros do grupo de trabalho e de entrevistas com participantes. Tomaremos o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) (LINS, 1999, 2001, 2006, 2008, 2012) como uma das fundamentações teórico-metodológica para produzir e analisar nossos dados... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Patricia Rosana Linardi - Integrante / Viviane Cristina Almada de Oliveira - Integrante / Claudia Laus Angelo - Integrante / Edson Pereira Barbosa - Integrante / João Ricardo Viola dos Santos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Patricia Rosana Linardi.

2014

1.   2014-Atual. A CONSTITUICAO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMATICOS: A Aritmetica, a Geometria e o Desenho no curso primario em perspectiva historico-comparativa, 1890-1970
Descrição: O projeto reúne pesquisadores doutores de dez estados brasileiros com o fim de elaboração de uma investigação histórico-comparativa. A temática de estudo refere-se à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo ?grupo escolar? até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos. Este projeto nutre-se de experiência anterior obtida com o desenvolvimento de estudos histórico-comparativos entre Brasil e Portugal e apoio da CAPES e do GRICES (2006-2010), e busca consolidar uma rede nacional de pesquisadores interessados na produção de uma história glocal da educação matemática. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o modelo grupo escolar, difundido a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciane de Fatima Bertini - Integrante / Wagner Rodrigues Valente - Coordenador / Maria Célia Leme da Silva - Integrante / Aparecida Rodrigues Silva Duarte - Integrante / Neuza Bertoni Pinto - Integrante / Maria Cecília Bueno Fischer - Integrante / Cláudia Regina Flores - Integrante / Ivanete Batista dos Santos - Integrante / Rosimeire Aparecida Soares Borges - Integrante / Elisabete Zardo Búrigo - Integrante / Gladys Denise Wielewski - Integrante / David Antonio da Costa - Integrante / Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Integrante / Lucia Maria Aversa Villela - Integrante / Rita de Cássia Pistóia Mariani - Integrante / Iran Abreu Mendes - Integrante / Joseane Pinto de Arruda - Integrante / Claudinei de Camargo Santana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Luciane de Fatima Bertini.
2.   2014-Atual. A construcao da profissionalidade docente mediada pela problematizacao da pratica cotidiana.
Descrição: Desenvolvido no âmbito do GEFOP, Programa de Formação continuada de professores de ciências e matemática: a prática docente em foco - 2ª edição, este projeto investiga a formação do professor pesquisador pelo questionamento da própria prática profissional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Itale Luciane Cericato - Coordenador. Número de produções C, T A: 6
Membro: Itale Luciane Cericato.
3.   2014-Atual. A historia e a filosofia das ciencias no ensino de ciencias: implementando e avaliando propostas na formacao inicial de professores
Descrição: Este projeto objetiva o desenvolvimento de conhecimento acadêmico voltado à melhoria da Educação no país, no que diz respeito à formação de professores de física, química e biologia. Visando sua preparação para os usos da História e Filosofia das Ciências em sua futura prática profissional, objetiva-se a elaboração de uma proposta formativa que possa ser divulgada e implementada em diferentes contextos de licenciaturas no país. Resultados preliminares apontam para a importância de uma inserção longitudinal de conteúdos histórico-epistemológicos nos cursos de graduação. Dessa forma, o projeto de pesquisa, em sua primeira fase, procurará ampliar os resultados da pesquisa preliminar para que, numa segunda fase, possa desenvolver propostas didático-metodológicas voltadas para diferentes disciplinas da licenciatura. Tais propostas serão, ainda, avaliadas em ambiente real de sala de aula, em cursos de licenciatura em Física, Química e Biologia, pertencentes a quatro Universidades Públicas, sendo uma no Rio de Janeiro (UERJ) e três em São Paulo (UNIFESP, UFABC, USP). Haverá ainda o confronto com os requisitos para a Escola Básica, tendo o curso no CEFET/RJ, como um exemplo de ambiente real do Ensino Médio. Os sete pesquisadores envolvidos no projeto participam de grupos de pesquisa que já possuem colaborações anteriores e outras que estão em andamento. A metodologia qualitativa de pesquisa guiará o planejamento da pesquisa assim como a implementação e avaliação das propostas. Assim, a coleta e análise dos dados ocorrerão a partir de diversas fontes, que permitirão diferentes possibilidades de triangulação. Se necessário e pertinente, um tratamento quantitativo de dados será realizado, recorrendo ao instrumental estatístico característico. Além da proposição de subsídios para a introdução da HFC na formação inicial do professor, os produtos didático-metodológicos da pesquisa serão divulgados em eventos científicos, artigos e um livro a ser organizado por pesquisadores envolvidos no projeto. Como posterior desdobramento, os resultados da pesquisa permitirão a proposição de cursos de formação continuada para professores da rede publica, por exemplo, em projetos de extensão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Coordenador / Maria Elice Brzezinski Prestes - Integrante / Ricardo Karam - Integrante / José Cláudio Reis - Integrante / Andreia Guerra - Integrante / Simone Martorano - Integrante / Breno Arsioli Moura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
Descrição: Objetivo geral: Identificar elementos essenciais para a estruturação de propostas didático-pedagógicas voltada à formação de professores, visando fundamentá-los para a superação de obstáculos nos usos da HFC na escola Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Thais Cyrino de Mello Forato - Coordenador. Financiador(es): CONSELHO NACIONA DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO - Auxílio financeiro.
Membro: Simone Alves de Assis Martorano.
4.   2014-Atual. A matematica na escola primaria nos seculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e a Franca
Descrição: A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos. De outra parte, se a escola primária francesa escolariza a quase totalidade das crianças, desde os anos 1880, tal não é caso do Brasil onde, verdadeiramente, só na segunda metade do século XX a escola primária transforma-se numa escola de massas. Mencione-se, de outra feita, que neste país, em tempo anterior à Lei Orgânica do Ensino Primário (1946), cada estado geria a sua própria escola primária. E, nesse contexto, destaque-se o papel de São Paulo como pioneiro na difusão de um modelo para escola primária através da criação dos Grupos Escolares (1893). Ancorado sobre um trabalho coletivo de comparação e de confrontação de contextos e especificidades nacionais, a pesquisa será desenvolvida seguindo-se três grandes eixos: 1- A recepção e as táticas de apropriação das prescrições oficiais pelos professores; 2- A influência da Escola Nova sobre o ensino de matemática; 3- A formação de professores para o ensino primário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciane de Fatima Bertini - Integrante / Wagner Rodrigues Valente - Coordenador / Moysés Gonçalves Siqueira Filho - Integrante / Maria Cristina Araújo de Oliveira - Integrante / Maria Célia Leme da Silva - Integrante / Aparecida Rodrigues Silva Duarte - Integrante / Maria Cecília Bueno Fischer - Integrante / Cláudia Regina Flores - Integrante / Ivanete Batista dos Santos - Integrante / Rosimeire Aparecida Soares Borges - Integrante / Elisabete Zardo Búrigo - Integrante / Gladys Denise Wielewski - Integrante / David Antonio da Costa - Integrante / Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Integrante / Lucia Maria Aversa Villela - Integrante / Iran Abreu Mendes - Integrante / Claudinei de Camargo Santana - Integrante / neusa bertoni pinto - Integrante / renaud d'enfert - Integrante.
Membro: Luciane de Fatima Bertini.
5.   2014-Atual. Cognicao Incorporada e Ensino de Ciencias: o desenvolvimento de habilidades espaciais
Descrição: Com o desenvolvimento das investigações acerca da natureza da cognição, surgiram teorias como a da Cognição Incorporada. De acordo com essa teoria, os processos cognitivos estão fortemente ligados a comportamentos motores e sensoriais. Atualmente, há diferentes evidências empíricas de que as experiências sensoriais podem ser base do conhecimento humano. Com o objetivo de apresentar uma nova perspectiva de pesquisa no Ensino de Ciências, fazendo uso da Cognição Incorporada e visando uma melhoria na aprendizagem em ciências e matemática, desenvolvemos uma proposta de atividade para o desenvolvimento do pensamento espacial - uma habilidade que vem sendo apontada em pesquisas como sendo essencial para a construção do pensamento científico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Guilherme de Oliveira Brockington - Coordenador / Eloisa Neri de Oliveira - Integrante / Camila Contrucci - Integrante.
Membro: Jose Guilherme de Oliveira Brockington.
6.   2014-Atual. Conservacao e usos pedagogicos dos objetos de educacao em ciencias da EE Caetano de Campos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Reginaldo Alberto Meloni - Coordenador / Renato Barboza - Integrante.
Membro: Reginaldo Alberto Meloni.
7.   2014-2015. Educacao Matematica nos Anos Iniciais: Tarefas Exploratorio/Investigativas, Tecnologias Informaticas e Narrativas de Formacao
Descrição: Este projeto toma a tecnologia informática como mais um componente na formação inicial e/ou continuada de professores dos anos iniciais. Neste projeto buscaremos investigar que saberes docentes, reflexões e conflitos são produzidos por um grupo de professores dos anos iniciais envolvidos num processo simultâneo de aprender matemática através de tecnologia informática e de tentar ensiná-la. Será tomado como referencial metodológico a pesquisa colaborativa, pois haverá parceria entre todos os participantes do grupo ao analisar, estudar e produzir tarefas de caráter exploratório/investigativa com uso do recurso tecnológico, para que essas possam ser desenvolvidas na sala de aula da educação básica. Tanto os momentos de preparação das tarefas como os da implementação delas na escola serão vídeo gravadas. Serão produzidas narrativas de formação e de análise dos episódios de ensino. A análise dos vídeos, bem como a socialização das narrativas serão no grupo, o que poderá contribuir para: (i) identificar possíveis aprendizagens sobre a matemática por professores inseridos em um contexto de colaboração e de investigação; (ii) identificar saberes docentes produzidos e (re)significados nos momentos em que o grupo prepara tarefas para a sala de aula, analisa os vídeos produzidos em suas salas de aula e produz sistematizações por meio de narrativas; (iii) compreender os dilemas, limites e potencialidades do uso da tecnologia informativa para aprender e ensinar matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luciane de Fatima Bertini - Integrante / Cármen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Paulo Sérgio de Sa Alberto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Luciane de Fatima Bertini.
8.   2014-Atual. Ensino Baseado na Evidencia: Um Estudo Comparativo da Eficacia do Ensino por Investigacao e do Ensino por Transmissao
Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de experimentos capazes de avaliar os efeitos da utilização do ensino por investigação na aprendizagem de Ciências. Seguindo o caminho metodológico da busca por evidências, o intuito é o de comparar a aprendizagem de um conceito de Física (Energia) por meio do ensino por investigação e pelo ensino por transmissão direta, entretanto considerando estas abordagens de maneira correta, em total acordo com décadas de pesquisas construtivistas. Com isso, busca-se evidências de possíveis efeitos na aprendizagem dos alunos e verificar se tais efeitos podem ser atribuídos especificamente ao uso de uma determinada metodologia didático-pedagógica... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Guilherme de Oliveira Brockington - Coordenador / Charbel El-Hani - Integrante / Amanda Amantes Neiva Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jose Guilherme de Oliveira Brockington.
9.   2014-2015. Gamificacao: aprendendo mais com jogos
Descrição: Analisar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, no ensino fundamental II, com a utilização de jogos, em uma escola pública de Diadema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
10.   2014-Atual. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIACAO A DOCENCIA - PIBID Quimica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Simone Alves de Assis Martorano - Coordenador / Fernando de Jesus Guilger - Integrante / César Cardoso - Integrante / Reginaldo Alberto Meloni - Integrante / MARIA THEREZA DE MIRANDA VIANNA NOGUEIRA - Integrante / MARA REGINA PRATA WALÉRIO - Integrante / ESTELA FERREIRA SANTANA - Integrante / HAMIRES VALADÃO GAMA - Integrante / MARTHA FRUCTUOSO COELHO - Integrante / CRISTIANE FELIX MARTINS CORTEZ - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Simone Alves de Assis Martorano.
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Reginaldo Alberto Meloni - Coordenador / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
Membro: Reginaldo Alberto Meloni.
11.   2014-2016. Projeto de pesquisa Articulacao da Pesquisa em Ensino de Ciencias/Fisica e Pratica dos Professores de Ciencias/Fisica das Escolas Basicas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Eliane de Souza Cruz - Coordenador / Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa - Integrante / Joaquim Bernardino Lopes - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Eliane de Souza Cruz.
12.   2014-2015. Projeto Zero
Descrição: Projeto zero. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (16) . Integrantes: Eliane de Souza Cruz - Integrante / Flamínio de Oliveira Rangel - Coordenador / Leonardo Testoni - Integrante / Guilherme Brockington - Integrante.
Membro: Eliane de Souza Cruz.
13.   2014-Atual. Projeto Zero - Letramentos Cientificos Multiplos
Descrição: Grupo pesquisa e extensão, na área de ensino de ciências - CTSA, formado a partir de docentes e alunos, interessados na pesquisa sobre a implantação e consolidação do curso de Licenciatura Plena em Ciências da UNIFESP. Seus membros atuam a partir de enfoques diferentes, porém complementares em relação à construção de conhecimento na área de Ensino de Ciências, Letramento Científico e Formação de Professores de Ciências. Objetivos gerais do grupo: 1.Investigar possibilidades,viabilidades e caminhos curriculares para sugerir alternativas ao desafio de transformar um público oriundo de condições de analfabetismo científico em educadores em ciências que promovam amplamente a cultura científica. 2.Colocar os alunos da LPC em atividade colaborativa, na área de ensino de ciências e formação de professores de ciências, com centros de pesquisa nacionais e internacionais. 3.Investigar e propor formas de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino de ciências na educação básica, na formação de professores e na formação de uma cultura científica no conjunto da sociedade. 4.Desenvolver estudos que viabilizem a reflexão do processo da educação sócio ambiental, e consequentemente da cultura científica, de forma articulada ao ensino de Física/Ciências, por meio de elementos que favoreçam uma percepção sobre meio ambiente, incluindo aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos, éticos, entre outros; 5.Construir uma equipe de professores-pesquisadores que investigue as próprias condições de trabalho e aprofunde as discussões dos conteúdos históricos, filosóficos e científicos sobre o ensino de Física/Ciências, possibilitando um ambiente propício ao desenvolvimento de novas metodologias de ensino e à elaboração e publicação de trabalhos acadêmicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Leonardo André Testoni - Integrante / Flamínio Oliveira Rangel (coordenador) - Coordenador / José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Sérgio Stocco - Integrante / Itale Cericato - Integrante.
Membro: Leonardo Andre Testoni.
Descrição: Grupo pesquisa e extensão, na área de ensino de ciências - CTSA, formado a partir de docentes e alunos, interessados na pesquisa sobre a implantação e consolidação do curso de Licenciatura Plena em Ciências da UNIFESP. Seus membros atuam a partir de enfoques diferentes, porém complementares em relação à construção de conhecimento na área de Ensino de Ciências, Letramento Científico e Formação de Professores de Ciências. Objetivos gerais do grupo: 1.Investigar possibilidades,viabilidades e caminhos curriculares para sugerir alternativas ao desafio de transformar um público oriundo de condições de analfabetismo científico em educadores em ciências que promovam amplamente a cultura científica. 2.Colocar os alunos da LPC em atividade colaborativa, na área de ensino de ciências e formação de professores de ciências, com centros de pesquisa nacionais e internacionais. 3.Investigar e propor formas de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino de ciências na educação básica, na formação de professores e na formação de uma cultura científica no conjunto da sociedade. 4.Desenvolver estudos que viabilizem a reflexão do processo da educação sócio ambiental, e consequentemente da cultura científica, de forma articulada ao ensino de Física/Ciências, por meio de elementos que favoreçam uma percepção sobre meio ambiente, incluindo aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos, éticos, entre outros; 5.Construir uma equipe de professores-pesquisadores que investigue as próprias condições de trabalho e aprofunde as discussões dos conteúdos históricos, filosóficos e científicos sobre o ensino de Física/Ciências, possibilitando um ambiente propício ao desenvolvimento de novas metodologias de ensino e à elaboração e publicação de trabalhos acadêmicos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: José Guilherme de Oliveira Brockington - Coordenador / Leonardo André Testoni - Integrante / Flaminio de Oliveira Rangel - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Sérgio Stocco - Integrante / Itale Cericato - Integrante.
Membro: Jose Guilherme de Oliveira Brockington.
14.   2014-Atual. Projeto Zero - O Programa
Descrição: Nascido de uma parceria entre docentes da Licenciatura Plena em Ciências do campus Diadema da Unifesp e docentes do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-Ação sobre Comunidade Saudável do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB) da Unicamp, o PROJETO ZERO cresceu e transformou-se num PROGRAMA de ensino, pesquisa e extensão centrado no desafio de disponibilizar a construção de LETRAMENTOS CIENTÍFICOS MÚLTIPLOS, com ciência e tecnologia de ponta, às camadas mais vulneráveis da população, visando o seu empoderamento pelo conhecimento. Pesquisas com abordagens CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ou HFC (História e Filosofia da Ciência), de cunho sócio-histórico, que considerem a práxis como ferramenta destacada para pesquisa, que busquem a superação da dicotomia entre educação e ciência, que pensem a formação inicial e continuada como um continuo e que reflitam sobre as interfaces multi-inter-trans-disciplinares da práxis pedagógica, do ensino, da formação de professores e das políticas públicas em educação, vêm ao encontro das propostas deste Programa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Helga Gabriela Aleme - Coordenador / José Alves da Silva - Integrante / Evaldo A. de Oliveira Filho - Integrante / Elaine Angelina Colagrande - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / Rui Manoel de Bastos Vieira - Integrante / Eliane de Souza Cruz - Integrante / Itale Luciane Cericato - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Flaminio de Oliveira Rangel - Integrante.
Membro: Helga Gabriela Aleme.
Descrição: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4142119411149444. Nascido de uma parceria entre docentes da Licenciatura Plena em Ciências do campus Diadema da Unifesp e docentes do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-Ação sobre Comunidade Saudável do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB) da Unicamp, o PROJETO ZERO cresceu e transformou-se num PROGRAMA de ensino, pesquisa e extensão centrado no desafio de disponibilizar a construção de LETRAMENTOS CIENTÍFICOS MÚLTIPLOS, com ciência e tecnologia de ponta, às camadas mais vulneráveis da população, visando o seu empoderamento pelo conhecimento. Pesquisas com abordagens CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ou HFC (História e Filosofia da Ciência), de cunho sócio-histórico, que considerem a práxis como ferramenta destacada para pesquisa, que busquem a superação da dicotomia entre educação e ciência, que pensem a formação inicial e continuada como um continuo e que reflitam sobre as interfaces multi-inter-trans-disciplinares da práxis pedagógica, do ensino, da formação de professores e das políticas públicas em educação, vêm ao encontro das propostas deste Programa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flaminio de Oliveira Rangel - Coordenador / José Alves da Silva - Integrante / Evaldo A. de Oliveira Filho - Integrante / Elaine Angelina Colagrande - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / Rui Manoel de Bastos Vieira - Integrante / Eliane de Souza Cruz - Integrante / Itale Luciane Cericato - Integrante / Sergio Stoco - Integrante.
Membro: Flaminio de Oliveira Rangel.
15.   2014-Atual. Praticas Inovadoras no Ensino de Ciencias: reproducao e transformacao da cultura didatica em sistemas de ensino-aprendizagem
Descrição: Uma cultura didática tradicional deve ser vista como aquela consagrada pela experiência escolar. Ou seja, ela seria uma estrutura cultural validada pelo tempo, pois sobreviveu às vicissitudes do sistema de ensino, negociou com sucesso os riscos e superou os obstáculos didático-pedagógicas. Os professores e os alunos a reproduzem com facilidade num processo de rotineirização, pois sabem diferenciar o essencial do acidental. Em certa medida, lidar com sequência de atividades de ensino compostas de problemas exemplares que permeiam boa parte dos cursos de ciências constitui-se em exemplos de saberes escolares livres de riscos e dilemas didáticos. No entanto, inovações curriculares acabam por se constituir em situações onde as transformações ultrapassam as reproduções dos padrões da cultura didática. Assim, chegamos, ao problema de fundo que balizará o desenvolvimento deste projeto, qual seja a necessidade de entender a superação dos riscos e dilemas inevitáveis a qualquer proposta de inovação: Como professores e alunos lidam com inovações curriculares que introduzem novos conteúdos científicos/metodologias de ensino que rompem com a cultura escolar? A meta principal deste projeto é analisar professores em situação de inovação com especial atenção aos obstáculos que os mesmos enfrentam durante a implementação de novas práticas. Em outros termos, evidenciaremos quais elementos da cultura escolar são mais resistentes a inovações. Além disso, em situações mais pontuais e específicas, teremos meios de pautar as atividades de alunos de cursos de licenciatura em situações de estágio de modo a levarem para a escola (campo de estágio) propostas de atuação que possam ser consideradas como práticas inovadoras. Do mesmo modo, professores em formação continuada poderão tomar consciência desse processo de reprodução e transformação da cultura didática e deste modo estarem mais aptos a gerenciarem os riscos inevitáveis num processo de inovação . OS resultados do projeto permitiram melhorar a formação dos professores de ciência de modo que eles possam desenvolver atividades de ensino-aprendizagem mais adequadas às necessidades da sociedade atual. O objetivo geral deste projeto é o estudo dos processos de na aquisição e implementação de Esquemas de Ação e Recursos Inovadores da Cultura Escolar. Isto envolve por parte de professores e alunos lidar com o gerenciamento de Riscos Didáticos-Pedagógicos e estabelecer formar balancear reprodução e transformação de práticas docentes e discentes. De maneira mais específica, o projeto visa pesquisar: o desenvolvimento teórico das noções de cultura escolar e da cultura didática nos termos apresentados no referencial de análise; especificar os esquemas de ação e recursos próprios da prática docente em contextos de inovação; desenvolver o design, implementação, análise e avaliação de seqüências didáticas (TLS) envolvendo conteúdos e metodologias inovadoras; Analisar do papel das emoções no processo de transformação da cultura didática, em particular nos momentos de gerenciamento de riscos didático por parte de professores e alunos em contextos de inovação.... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Maurício Pietrocola - Coordenador / Guilherme Brockington - Integrante / Ivã Gurgel - Integrante / SILVA, Cibelle Celestino - Integrante / Fabio Marineli - Integrante.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.

2013

1.   2013-2015. ?A historia das ciencias na educacao em ciencias e matematica: Investigando aspectos relevantes para a formacao de professores.?
Descrição: Objetiva-se identificar elementos relevantes para fundamentar a prática profissional do professor para os usos da HFC como recurso didático-metodológico visando o aprendizado de conteúdos das ciências, epistemológicos e sociocientíficos. Os dados oriundos para a análise são provenientes de processos de inserção de elementos da história e filosofia das ciências (HFC) na formação de professores, associando ações desenvolvidas atualmente na sua formação inicial (graduação), continuada (programa de extensão), bem como em processos de orientação de estudantes de iniciação científica (IC), de iniciação à docência (PIBID-2012/2013) e na pós-graduação. A preparação do professor para a autonomia no desenvolvimento de estratégias envolvendo a HFC pauta-se em resultados e desdobramentos de uma pesquisa realizada anteriormente, para o doutoramento, com apoio FAPESP (2006/57181-3). A metodologia qualitativa é tomada como base teórico-metodológica para o planejamento das diferentes ações, a tomada de dados e sua análise. Desse modo, esta pesquisa analisa a integração da docência, pesquisa e extensão , fundamentando uma prática reflexiva da pesquisadora nas ações que vem sendo desenvolvidas para a formação inicial e continuada de professores, e na orientação de pesquisas. Os dados são coletados nas aulas de cursos da graduação da UNIFESP-Diadema, no projeto de extensão para professores da rede pública, na orientação de estudantes de iniciação científica e de pós-graduação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Coordenador / Matheus Luciano Duarte Cardoso - Integrante / Fernando de Jesus Guilger - Integrante / Ana Katarina Soares Pereira - Integrante / César Cardoso - Integrante / Simone Martorano - Integrante / Miriam Dias Alves Santana - Integrante / Lídia de Sousa - Integrante / Tauan Garcia Gomes - Integrante / Danielle Beatriz Sousa Borges - Integrante / Pedro Rodrigues da Silva - Integrante / Breno Arsioli Moura - Integrante.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
Descrição: Objetiva-se identificar elementos relevantes para fundamentar a prática profissional do professor para os usos da HFC como recurso didático-metodológico visando o aprendizado de conteúdos das ciências, epistemológicos e sociocientíficos. Os dados oriundos para a análise são provenientes de processos de inserção de elementos da história e filosofia das ciências (HFC) na formação de professores, associando ações desenvolvidas atualmente na sua formação inicial (graduação), continuada (programa de extensão), bem como em processos de orientação de estudantes de iniciação científica (IC), de iniciação à docência (PIBID-2012/2013) e na pós-graduação. A preparação do professor para a autonomia no desenvolvimento de estratégias envolvendo a HFC pauta-se em resultados e desdobramentos de uma pesquisa realizada anteriormente, para o doutoramento, com apoio FAPESP (2006/57181-3). A metodologia qualitativa é tomada como base teórico-metodológica para o planejamento das diferentes ações, a tomada de dados e sua análise. Desse modo, esta pesquisa analisa a integração da docência, pesquisa e extensão , fundamentando uma prática reflexiva da pesquisadora nas ações que vem sendo desenvolvidas para a formação inicial e continuada de professores, e na orientação de pesquisas. Os dados são coletados nas aulas de cursos da graduação da UNIFESP-Diadema, no projeto de extensão para professores da rede pública, na orientação de estudantes de iniciação científica e de pós-graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Thais Cyrino de Mello Forato - Coordenador / Matheus Luciano Duarte Cardoso - Integrante / Fernando de Jesus Guilger - Integrante / César Cardoso - Integrante / Miriam Dias Alves Santana - Integrante / Lídia de Sousa - Integrante / Tauan Garcia Gomes - Integrante / Danielle Beatriz Sousa Borges - Integrante / Pedro Rodrigues da Silva - Integrante / reno Arsioli Moura - Integrante.
Membro: Simone Alves de Assis Martorano.
2.   2013-Atual. A cultura material do ensino de Quimica da escola secundaria paulista - 1900\1971 -
Descrição: Este projeto propõe contribuir para compreensão das características do ensino de Química no período entre 1900 e 1971. Para desenvolver esse tema será analisada a cultura material escolar para o ensino de Química nos dois primeiros ginásios equiparados do Estado São Paulo: o da Capital e o de Campinas (hoje EE Culto à Ciência).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Reginaldo Alberto Meloni - Coordenador.
Membro: Reginaldo Alberto Meloni.
3.   2013-Atual. Avaliacao sobre o entendimento do estudante da importancia do estagio supervisionado na formacao de professores de Ciencias
Descrição: Uma das finalidades do estágio é a de propiciar ao licenciando uma aproximação da realidade na qual ele atuará depois que concluir seu curso. O estágio, portanto, se afasta da ideia até então aceita de que seria a parte prática do curso. Dessa forma, a disciplina de estágio supervisionado seria o espaço onde o estudante teria a oportunidade de fazer uma reflexão sobre a realidade escola. A partir desta constatação, o objetivo deste projeto é o de avaliar a percepção que os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, possuem sobre a importância do estágio na sua formação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Renato Barboza - Coordenador.
Membro: Simone Alves de Assis Martorano.
4.   2013-Atual. Caos Classico e Caos Quantico
Descrição: Estudo da dinâmica de sistemas dinâmicos, em particular, os sistemas bilhares do ponto de vista clássico e quântico. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renato de Sá Teles - Coordenador. Número de orientações: 1
Membro: Renato de Sa Teles.
5.   2013-2016. Comportamento assintotico de equacoes diferenciais parciais com dominio variando e termos concentrados na fronteira
Descrição: Investigar o comportamento assintótico de problemas elípticos e parabólicos não lineares com relação à variação do domínio de definição de suas soluções e problemas com termos de reação e potencial concentrados em uma vizinhança da fronteira do domínio, que contrai-se à fronteira quando um parâmetro tende a zero, bem como o comportamento de problemas em que as duas situações ocorrem. Analisar o limite das soluções desses problemas, estudando a existência e unicidade de um problema limite e investigando sua estrutura e relação com o problema perturbado. E ainda, estudar a existência e continuidade de atratores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gleiciane da Silva Aragão - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Gleiciane da Silva Aragao.
6.   2013-Atual. Desigualdade, Condicoes Sociais e Politicas Publicas no Brasil contemporaneo
Descrição: CEPID - FAPESP - CEM - Linha temática "Mobilidade intraurbana, espaço e segregação" No Brasil desigualdades sociais e territoriais ocupam um espaço proeminente nos estudos demográficos buscando a compreensão de determinantes e consequências da mobilidade espacial da população. De fato, a despeito da escala espacial considerada, o movimento das pessoas reflete de muitas formas assimetrias sociais, econômicas e políticas entre grupos sociais. Em grandes áreas urbanas, padrões de migração seguem uma vasta gama de condições sociais e transformações econômicas como desenvolvimento industrial e agrícola, ou mesmo essas condições mais limitadas em escala espacial como a produção e expansão do espaço urbano. Migrações podem ser entendidas através das lentes demográficas, o que ajuda a explicar o crescimento da população e a diferenciaçãoe sócio-espacial dos territórios. Neste sentido, devemos considerar a relação entre este fenômeno e o desenvolvimento de um dado território para melhor entender os fundamentos das desigualdades sociais e espaciais. A escala espacial usada preferencialmente neste projeto de pesquisa será a ?intra urbana? (intra metropolitana e intra cidade). Assim, enquanto movimentos inter-regionais serão também considerados, desde que eles sejam intimamente relacionados ao crescimento e expansão das áreas urbanas, seus fundamentos e consequências serão menos enfatizados na análise em favor daquelas condições relacionadas à mobilidade residencial diária dos ?espaços intra urbanos?. De um ponto de vista demográfico, esta linha de pesquisa busca analisar a produção de grandes centros urbanos, enfatizando o papel da mobilidade espacial (ou imobilidade) como um componente do crescimento da população e da expansão da área, e sua relação com a aquisição de bens ? tangíveis e intangíveis ? que permitem às famílias resolver as suas dificuldades. Esses bens incluem: emprego e renda, moradia, e acesso aos serviços públicos, particularmente educação e atendimento à saúde. A principal meta do projeto é de entender os padrões de migração e seus impactos no desenvolvimento de áreas urbanas. Pretende também examinar como trajetórias especiais diferentes (incluindo a imobilidade) podem afetar a obtenção de bens tais como emprego, moradia, e acesso a serviços públicos e conforto. Focará também a relação entre mobilidade residencial e o processo de segregação espacial buscando entender as ligações entre esses dois fenômenos e seus impactos no bem-estar das famílias. A região metropolitana de Campinas será o objeto deste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Stoco - Integrante / Jose Marcos Pinto da Cunha - Coordenador / Alberto Augusto Eichman Jakob - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Sergio Stoco.
7.   2013-2014. Educacao para cidadania
Descrição: Analisar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, a partir da educação para a cidadania.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
8.   2013-2014. Minecraft: aprendendo mais com blocos
Descrição: Acompanhamento e análise do processo de ensino e aprendizagem de Ciências, no Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual de Diadema-SP, com a utilização do jogo Minecraft, sob a responsabilidade do subprojeto Pibid-Didática, do curso de Licenciatura em Ciências do campus Diadema-Unifesp.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador / Natália Dias - Integrante.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
9.   2013-Atual. Projeto Zero
Descrição: O Projeto Zero apresenta uma proposta de pesquisa-ação sobre Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências que, partindo de uma visão multidisciplinar e integradora entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e também entre a formação inicial e a formação continuada, busca respostas às questões da prática docente nesse início de século. Nesse sentido, o Projeto Zero se constitui como parte do Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: A Prática Docente em Foco (GEFOP) desenvolvido no campus Diadema da Unifesp. Especificamente, o objetivo específico, nesse momento, se concentra na evasão e na vulnerabilidade estudantil no ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Sergio Stoco - Integrante / Flamínio de Oliveira Rangel - Coordenador.
Membro: Sergio Stoco.
10.   2013-2014. SOFTWARES LIVRES SOBRE FUNCOES MATEMATICAS: algumas potencialidades educacionais
Descrição: Nosso projeto de pesquisa tem a intenção de inquirir sobre o ensino de funções matemáticas no início do ensino superior no curso de Ciências ? Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no sentido de destacar as potencialidades dos softwares que interligam os dois níveis de ensino, a saber, superior e médio. O projeto aqui apresentado pretende desenvolver atividades que se utilizem de softwares e analisar depoimentos dos alunos utilizando a pesquisa qualitativa fenomenológica. Queremos compreender como estudantes, que já passaram pelo processo de escolarização básica relacionam os conceitos adquiridos de funções matemáticas quando confrontados com um novo ambiente, o digital. O projeto é vinculado ao LIFE ? Polo Diadema e tem cadastro na UNIFESP - N. CEP: 0091/2014.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Verilda Speridião Kluth - Coordenador / Carlos Alberto Tavares Dias Filho - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Verilda Speridiao Kluth.

2012

1.   2012-2015. A controversia historico-filosofica continuo versus discreto: um caminho para a construcao de insercoes interdisciplinares para o ensino de ciencias?
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa construir caminhos para potencializar os professores de Química e Física a trabalharem temas de FMC comuns a suas disciplinas. Para tal, escolheu-se um tema específico: as relações do átomo com a Física e a Química. O recorte a ser feito será a tensão entre a visão da matéria contínua e discreta em fins do século XIX e início do século XX, que culminaram na construção do modelo de Bohr. A escolha desse tema e do recorte específico deve-se ao fato do modelo atômico ser um tema recorrente nas aulas de Química do Ensino Médio e ausente nas aulas de Física do mesmo nível de ensino. Dessa forma, a pesquisa em desenvolvimento visa responder a seguinte questão: o debate histórico-filosófico em torno à questão da matéria ser contínua ou discreta permite a construção de ferramentas a serem usadas por professores de Química e Física para a discussão interdisciplinar de um tema comum às duas disciplinas?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Ana Paula Bispo da Silva - Integrante / Andreia Guerra de Moraes - Coordenador / Marco Braga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
2.   2012-2013. Caos Classico e Caos Quantico
Descrição: Estudo da dinâmica de sistemas dinâmicos, em particular, os sistemas bilhares do ponto de vista clássico e quântico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato de Sá Teles - Coordenador.
Membro: Renato de Sa Teles.
3.   2012-2013. Ensino de Matematica
Descrição: Investigação de técnicas e metodologias do processo ensino-aprendizagem. Orientações de Dissertações do Programa em Matemática Profissional da SBM (PROFMAT). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato de Sá Teles - Coordenador.
Membro: Renato de Sa Teles.
4.   2012-2014. Estudo dos efeitos da suplementacao do selenio em criancas portadoras de leucemia e tumores solidos atraves da tecnica de Varredura Z
Descrição: Dentre as diversas técnicas de óptica não linear, destaca-se a técnica de varredura Z como uma ferramenta promissora na análise de processos de estresse oxidativo de lipoproteínas humanas. O uso dessa técnica permitirá avaliar a dislipidemia em crianças portadoras de leucemias e tumores sólidos após a suplementação de selênio. Pacientes oncológicos apresentam diversas alterações metabólicas, tais como: aumento da oxidação lipídica dos ácidos graxos livres, inibição da lipoproteína lípase, aumento nos níveis de triacilglicerol, LDL, causando uma perda na qualidade de vida. Estudos recentes demonstram a importância do selênio no controle das alterações metabólicas e imunológicas observada em pacientes com síndrome metabólica e sepse, e que a ingestão do selênio é capaz de provocar o controle de alterações metabólicas. Estudos preliminares realizados pelo nosso grupo verificaram que as crianças quando suplementadas com selênio em um período de 28 dias mostram melhoras sensíveis em relação aos efeitos adversos do tratamento sistêmico/quimioterápico. Parâmetros como fadiga, apetite e náuseas foram minimizados e ainda se verificou diminuição das enzimas hepáticas e imunoglobulinas. O perfil interdisciplinar do projeto permitirá implantar a técnica de varredura Z no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, estreitando assim os conceitos físicos com as análises clínicas e toxicológicas e de aplicabilidade ao paciente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ligia Ajaime Azzalis - Integrante / Virginia B.C. Junqueira - Integrante / Fernando Luiz Affonso Fonseca - Integrante / Edimar Cristiano Pereira - Integrante / Katya Cristina Rocha - Integrante / Sarah Isabel Pinto Monteiro do Nascimento Alves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Ligia Ajaime Azzalis.
5.   2012-2014. Estudos e pesquisas sobre educacao na obra de Hannah Arendt
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar os vínculos, as relações, as convergências e os limites entre dois grupos conceituais: de um lado, Paideia, Bildung, Kultur et Weisheit, aparentadas das idéias de Educação, Formação e Cultura; e de outra parte, Phronesis, Euteleia, Sophia et Urteilskraft, ou seja, discernemento, juízo e sabedoria contidas na obra de Hannah Arendt. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Denilson Soares Cordeiro - Coordenador / André Vieira da Cunha - Integrante / aline cristina hilarioni oliveira - Integrante / renan da silva damasceno - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Denilson Soares Cordeiro.
6.   2012-2013. Formacao continuada de professores de matematica e utilizacao de tecnologia
Descrição: Projeto de iniciação científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador / Bruna Lima Ramos - Integrante. Financiador(es): CNPq - Bolsa.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
7.   2012-2015. Historia e Filosofia da Ciencia e Ensino: da pos-graduacao a educacao basica
Descrição: A inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências ainda enfrenta vários desafios, apesar do crescente número de pesquisas envolvendo propostas e justificativas. Dentre os desafios está o de associar a pesquisa historiográfica com a pesquisa educacional, de forma a evitar distorções históricas ao mesmo tempo em que se coloca em destaque a necessidade de pensar a sala de aula, principalmente aquela da Educação Básica. Na tentativa de solucionar tais desafios, dois grupos de pesquisa em História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências, localizados no CEFET/RJ e na Universidade Estadual da Paraíba, vêm desenvolvendo propostas de inserção, associando contexto, conteúdo e outras ferramentas voltadas para o Ensino de Ciências na Educação Básica. Este projeto surge como a oportunidade de aprofundar as pesquisas destes dois grupos, ao mesmo tempo em que insere novos pesquisadores e ferramentas para a construção de uma proposta multifacetada, em que episódios históricos podem ser explorados em sala de aula, sob o ponto de vista conceitual e epistemológico, fazendo uso de textos, experimentação, ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, etc. A pesquisa se dará desde o processo de construção da proposta, delimitando conteúdos e objetivos, até a avaliação de sua implementação; e está diretamente relacionada a programas de pós-graduação em Ensino de Ciências, cujo público-alvo é, na sua maioria, professores ou futuros professores da Educação Básica. A diversidade de abordagens dentro de uma mesma proposta multifacetada possibilita várias contribuições científicas, bem como tecnológicas, em que o rigor historiográfico e educacional serão preservados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Ana Paula Bispo da Silva - Coordenador / Andreia Guerra de Moraes - Integrante / Marco Braga - Integrante / Peter Heering - Integrante / Alessandro Frederico da Silveira - Integrante / Marcelo Gomes Germano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
8.   2012-2014. O ciberespaco: a sua realidade e possibilidades que abre ao mundo da educacao
Descrição: A meta desta pesquisa é efetuar uma análise filosófica sobre o que nos está dado no ciberespaço, indo em direção: a uma meta-compreensão das práticas educacionais disponíveis e realizadas; à compreensão reflexiva da realidade vivida nesse espaço; à analise crítica de cursos formadores oferecidos mediante recursos disponibilizados pelas ferramentas que sustentam o ciberespaço; aos estudos sobre atitude fenomenológica assumida e passível de ser assumida em cursos oferecidos à distância; à intencionalidade que mantém diálogos entre sujeitos, à analise de softwares destinados ao ensino de matemática e atividades de ensino e de aprendizagem desenvolvidas com esses softwares analisados, segundo uma atitude fenomenológica, ao estudo de processos de avaliação desenvolvidos em situações de EaD. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Aparecida Viggiani Bicudo - Coordenador / Rosa Monteiro Paulo - Integrante / Adlai Ralph detoni - Integrante / Roger Miarka - Integrante / Maria Queiroga Amoroso Anastacio - Integrante / Luciane Ferreira Mocrosky - Integrante / Ana Paula Purcina Baumann - Integrante / Tania Baier - Integrante / Rosemeire de Fátima Batistela - Integrante / Maria de Fátima Teixeira Barreto - Integrante / Maurico Rosa - Integrante / Marli Regina dos Santos - Integrante / Fabiane Mondini - Integrante / Mônica Albernaz Toledo - Integrante / Bruna Lammoglia - Integrante / Nélia Mara da C.Barros - Integrante / Ricardo Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Verilda Speridiao Kluth.

2011

1.   2011-2013. A Historia e Natureza da Ciencia na Formacao Inicial de Professores e na sala de aula
Descrição: Objetiva-se identificar elementos relavantes para a formação de professores das ciências voltados a subsidiar processos de ensino e aprendizagem, que utilizam a história e a filosofia da ciência como proposta metodológica. Tal análise contempla e fundamenta ações de docência-pesquisa e extensão, e admite a importância de se agregar aos conteúdos específicos das ciências seus aspectos metacientíficos e culturais. Objetiva-se o desenvolvimento de fundamentação teórica, também, para a elaboração de propostas metodológicas utilizando a história e a epistemologia da ciência que incluam textos e atividades didáticas em perspectiva diacrônica, em que se busca harmonizar requisitos da didática das ciências e da historiografia contemporânea.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Coordenador / José Leandro A. M. C. Gomes - Integrante / Matheus Luciano Duarte Cardoso - Integrante / Fernando de Jesus Guilger - Integrante / Ana Katarina Soares Pereira - Integrante / César Cardoso - Integrante / Adriana Galis - Integrante / João Pedro Militão - Integrante / Tauan Garcia Gomes - Integrante / Adriana Gonçalves Henrique - Integrante.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
2.   2011-2013. ARTE, ACAO ENSINO: ENTRELACANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCACAO CIDADA
Descrição: A educação não se concretiza somente no espaço formal da escola. Ela se faz sistêmica e multidimensional, permeando e envolvendo o indivíduo em todos os momentos. Entretanto, essa abordagem sistêmica, crítica e reflexiva não é uma tarefa fácil. Como abordar o ensino de Ciências e de Química de modo a atender a nossa legislação de ensino que estabeleceu como função geral da educação a formação para a cidadania, de forma a propiciar uma participação ativa dos indivíduos na sociedade? Para responder tais questões e para atingirmos o objetivo da educação cidadã é indiscutível a necessidade de mudar o enfoque do ensino de ciências e de química tradicional e mecanicista, que tem se mostrado ineficaz no preparo para o exercício da cidadania, para um ensino mais humanista, mais global, menos fragmentado, capaz de preparar melhor os alunos para a compreensão do mundo. O que nos direciona para um caminho que talvez seja possível percorrer por meio da Educação Ambiental e a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e nos remete ao objetivo da presente proposta. Formar um núcleo de pesquisa e reflexão a respeito da Educação Ambiental e da abordagem CTS/CTSA no Ensino de Química no nível médio e superior de São Paulo com vista a contribuir para a construção de um panorama que contemple as diferentes perspectivas e práticas educacionais das propostas sobre Educação Ambiental e abordagem CTS/CTSA no Ensino de Química, por meio da implantação de uma linha de pesquisa cujo eixo principal será a elaboração de material didático (na forma de documentários), para o Ensino de Química de forma articulada com a Educação Ambiental e abordagem CTS/CTSA, aliada a uma proposta educacional dialógico-problematizadora.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Amaral Goncalves Bianco - Integrante / Reginaldo Alberto Meloni - Integrante / Luciana Aparecida Farias - Coordenador.
Membro: Andre Amaral Goncalves Bianco.
3.   2011-2015. Desempenho Escolar Inclusivo na Prespectiva Multidisciplinar (Nucleo UNIFESP)
Descrição: Trata-se de um projeto para a produção de materiais formativos e instrucionais que contemplem o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem, como dislexia, discalculia, déficit de atenção e hiperatividade. Além disso, o projeto pretende estudar a estimativa da influência dos distúrbios de aprendizagem nos índices de desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação às Ciências; estudar a influência da tecnologia dos meios de testagem no resultado final de testes de desempenho em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências; estudar as relações entre o desempenho escolar em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: André Amaral Goncalves Bianco - Coordenador / Nelio Vicenzo Bizzo - Integrante / Tolentino-Neto LCB - Integrante / Acacio Alexandre Pagan - Integrante / Graciela da Silva Oliveira - Integrante / Fábio Theoto Rocha - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
Membro: Andre Amaral Goncalves Bianco.
4.   2011-2013. Desenvolvimento de recursos didaticos de baixo custo para aulas de Ciencias e Biologia, niveis Fundamental II e Medio.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ligia Ajaime Azzalis - Coordenador / Andreia Carvalho de Souza - Integrante.
Membro: Ligia Ajaime Azzalis.
5.   2011-2012. Educacao em Ciencias O ensino de Quimica em Diadema ? 1961/1971
Descrição: Este trabalho tem como objetivo contribuir para uma maior compreensão das atividades de ensino e aprendizagem da Química no nível secundário nos anos sessenta na cidade de Diadema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Reginaldo Alberto Meloni - Coordenador.
Membro: Reginaldo Alberto Meloni.
6.   2011-Atual. Estudos e Pesquisas em Filosofia e Literatura
Descrição: Estudos de temas e problemas de natureza filosófica e estético-literárias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Denilson Soares Cordeiro - Coordenador / Marian Dias - Integrante / André Vieira da Cunha - Integrante / Bianca Alves Pereira - Integrante / Sabrina Alves Pereira - Integrante / aline cristina hilarioni oliveira - Integrante / renan da silva damasceno - Integrante. Número de produções C, T A: 5
Membro: Denilson Soares Cordeiro.
7.   2011-2012. Formacao docente em saude: estrategia dialogica mediada pelo Moodle
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador / Bruna Lima Ramos - Integrante. Financiador(es): CNPq - Bolsa.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
8.   2011-2013. Formacao docente em saude: indagacao dialogica problematizadora mediada por tecnologia de informacao e comunicacao
Descrição: Trata-se de uma pesquisa sobre formação docente na área de saúde, com a utilização de ambiente virtual de aprendizagem - Moodle.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Integrante / Lídia Ruiz Moreno - Coordenador / Maria Cecília Sonzogno - Integrante / Ana Lia Longhi - Integrante.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
9.   2011-2012. livros e leitores na universidade: construindo a feira de livros Unifesp Diadema
Descrição: o projeto tem como objetivo principal ampliar a oferta de acesso ao livro e à leitura por meio da organização de um festival com a exposição de editoras e apresentações artísticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Denilson Soares Cordeiro - Integrante / Dias, Marian Ávila Lima e - Coordenador.
Membro: Denilson Soares Cordeiro.
10.   2011-Atual. O conceito de projeto de vida e a docencia em Ciencias
Descrição: O conceito de projeto de vida tem sido objeto de estudos de diversos pesquisadores nas áreas de Sociologia e Educação, em especial no que tange ao Ensino Médio, sobretudo porque consegue abarcar diferentes variáveis na proposição de seu objeto de estudo: singularidades, questões sociais, culturais, econômicas, dados de imprevisibilidade, contextos locais, dentre outros elementos. Entende-se, também, que a natureza da atividade de docência na Educação Básica, multifacetada e aglutinadora de diversos campos do conhecimento, pode ser mais bem planejada e vivida se a discussão desse projeto de vida for incorporada à formação inicial e continuada do educador. Investiga-se, assim, os eventuais benefícios do uso do projeto de vida na constituição de uma carreira docente na área de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alves da Silva - Coordenador.
Membro: Jose Alves da Silva.
11.   2011-2013. O ensino de Quimica no Brasil ? 1945/1971 -
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Reginaldo Alberto Meloni - Coordenador. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 4
Membro: Reginaldo Alberto Meloni.
12.   2011-Atual. Organizacao de Arquivo de Jean Maugue: estudos sobre o ensino de filosofia no Brasil
Descrição: Organização do Arquivo Memória da Filosofia de Jean Maugué e a criação do curso de filosofia na Universidade de São Paulo. Estudos sobre o ensino de filosofia e a formação intelectual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Denilson Soares Cordeiro - Coordenador / Freitas, Rafael Acácio - Integrante. Número de produções C, T A: 3
Membro: Denilson Soares Cordeiro.
13.   2011-2011. Projeto de Pos-Doutorado: Comportamento assintotico e geometrico de problemas parabolicos com dominio variando e termos concentrados na fronteira
Descrição: Estudar o comportamento assintótico e geométrico de problemas parabólicos não lineares com relação à perturbação do domínio de definição de suas soluções e problemas com o termo não linear concentrado em uma vizinhança da fronteira do domínio, que contrai-se à fronteira quando um parâmetro tende a zero, bem como o comportamento de problemas em que as duas situações ocorrem. Neste último caso, a técnica de concentração pode ser útil no estudo do comportamento dinâmico dos problemas com domínio perturbado. Analisar o limite das soluções desses problemas, estudando a existência e unicidade de um problema limite. Investigar a estrutura geométrica do problema limite e sua relação com o problema perturbado, estudando a regularidade de sua convergência e os espaços de funções onde tal convergência ocorre e ainda, estudar a existência e continuidade de atratores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gleiciane da Silva Aragão - Integrante / Pereira, Antônio L. - Coordenador / Pereira, Marcone C. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
Membro: Gleiciane da Silva Aragao.
14.   2011-2011. Projeto Economia da Cultura
Descrição: Projeto de mapeamento das atividades de pesquisa acadêmica, no Brasil, sobre o binômio cultura e economia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denilson Soares Cordeiro - Coordenador.
Membro: Denilson Soares Cordeiro.
15.   2011-2013. Projeto Zero - Educacao e Formacao de Professores em Ciencias e Matematica
Descrição: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4142119411149444. Desenvolvido em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-Ação sobre Comunidade Saudável do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB) da Unicamp, o Projeto Zero apresenta uma proposta de pesquisa-ação sobre Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências que, partindo de uma visão multidisciplinar e integradora entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e também entre a formação inicial e a formação continuada, busca respostas às questões da prática docente nesse início de século. Nesse sentido, o Projeto Zero se constitui como parte do Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: A Prática Docente em Foco (GEFOP) desenvolvido no campus Diadema da Unifesp.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Flaminio de Oliveira Rangel - Coordenador / Carlos Eduardo Ribeiro - Integrante / Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos - Integrante / Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Cesar Rogerio Cardoso - Integrante / Eloisa Neri de Oliveira - Integrante / Anna Vivian Tabosa S. Ferreira - Integrante / Aline Daniele Garcia Ciola - Integrante / Cirilo Rodrigo de aniz Pereira - Integrante / Thiago Graça da Silveira - Integrante / Eduardo Ferreira Caetano - Integrante. Número de produções C, T A: 9
Membro: Flaminio de Oliveira Rangel.
16.   2011-Atual. Projeto Zero - Letramento cientifico multiplos
Descrição: O projeto envolve alunos de guaduação e discute inovações em cursos de licenciatura em Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) . Integrantes: José Alves da Silva - Integrante / RANGEL, Flamínio de Oliveira - Coordenador / Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Carlos Eduardo Ribeiro - Integrante.
Membro: Jose Alves da Silva.

2010

1.   2010-2013. Construcao Curricular para EAD na area de Ciencia de Animais de Laboratorio
Descrição: Projeto de pós doutoramento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flaminio de Oliveira Rangel - Coordenador.
Membro: Flaminio de Oliveira Rangel.
2.   2010-Atual. O educador especialista em Ciencias como educador de adolescentes
Descrição: A discussão de adolescência, presente em áreas como Psicologia e Sociologia, é pouco difundida do âmbito da pesqusa em Educação Básica e absolutamente ausente na pesquisa em Ensino de Ciências. Ocorre que o Educador em Ciências é, via de regra, um educador de adolescentes. Por isso, torna-se necessário trazer as discussões de adolescência para a formação inicial e continuada dos educadores de ciência. Investigo as possibilidades da associação adolescência e educação em ciência no âmbito da Educação Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alves da Silva - Coordenador.
Membro: Jose Alves da Silva.
3.   2010-2012. Perfil dos discentes de um curso de licenciatura em ciencias
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Marian Ávila de Lima e Dias - Integrante.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
4.   2010-2010. Projeto de Curso sobre Criopreservacao de germoplasma de camundongos e Simposio sobre Modelos Animais e Criopreservacao.
Descrição: Edital: MCT/CNPq/FINEP 11/2010 - Apoio à Realização de Eventos - ARC / Edital 11/2010 - ARC - Eventos novos e/ou episódicos com histórico inferior a 10 (dez) anos Título do projeto: Curso e Simpósio: criopreservação de germoplasma murino e EAD N° do Processo: 452165/2010-5. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flaminio de Oliveira Rangel - Coordenador / Humberto de Araújo Rangel - Integrante / Jean Louis Guénet - Integrante / Jorge Sztein - Integrante / Luiiz Augusto C. Passos - Integrante / Delma P. Alves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Flaminio de Oliveira Rangel.

2006

1.   2006-2007. Criacao do curso lato-sensu
Descrição: Criar um curso de qualificação para os professores de matemática do ensino fundamental e médio da região do Vale do São Francisco.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Renato de Sá Teles - Coordenador.
Membro: Renato de Sa Teles.

2005

1.   2005-2006. Estudo Qualitativo e Computacional Aplicado nas Resolucoes de Alguns Modelos Matematicos dados por Equacoes Diferenciais
Descrição: Resolução de Equações Diferenciais Ordinárias através de Métodos Computacionais e Qualitativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Renato de Sá Teles - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal do Vale do São Francisco - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Renato de Sa Teles.


Data de processamento: 15/09/2017 23:11:34